1. Os alimentos são produtos naturais ou artificialmente transformados, utilizado pelo organismo como fonte de matéria e de energia e os nutrientes são substâncias constituintes dos alimentos.
2. Os nutrientes têm funções energéticas, plásticas e reguladores.
3. Os nutrientes com função energética são fonte de energia química para a realização das diversas atividades e funções do organismo; Os nutrientes com função plástica são fonte de materiais necessários à construção e reparação das células; Os nutrientes com função reguladora são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.
4. Nutrientes orgânicos são todos os nutrientes que têm na sua composição carbono.
5. Os nutrientes orgânicos são os prótidos, glícidos, os lípidos e as vitaminas.
6. Nutrientes inorgânicos são todos os nutrientes que não têm carbono na sua composição
7. Os nutrientes inorgânicos são os minerais e a água.
8. Nós podemos testar se um alimento tem glicose com o teste do licor de fehling, para ver se um alimento tem amido usamos o teste do lugol, para ver se um alimento tem proteínas usamos a reação do biureto e o teste de sudão usa-se para ver se um alimento tem lípidos.
9. Macronutrientes são os nutrientes que são necessários em maior quantidade e os micronutrientes são os nutrientes que são necessários em menor quantidade.
10. A falta de macronutrientes provoca graves problemas de saúde como o emagrecimento excessivo, incapacidade física e mental, a disfunção de órgão e tecidos, a redução das defesas naturais e a instalação de doenças. No limite, ocorre a morte.
11. A falta de micronutrientes pode provocar atraso no crescimento, palidez, alterações no paladar, cárie dentária, dificuldades em engolir, bócio, atraso no desenvolvimento sexual, dor e fraqueza muscular, perturbações e atrasos mentais, diminuição do rendimento escolar ou no trabalho, queda do cabelo, anemia, abrandamento de ritmo cardíaco, fragilidade óssea, distúrbios intestinais e unhas deformadas.
12. Distúrbios alimentares são problemas de saúde resultantes de maus hábitos alimentares.
13. Os distúrbios alimentares mais comuns são a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e a compulsão alimentar.
14. A anorexia nervosa caracteriza-se pela recusa quase total de alimentos, apenas ingeridos em doses mínimas, em resultado de um medo intenso de ganhar peso e de uma perceção distorcida da pessoa anorética em relação à sua imagem. Em alguns casos pode ser provocado o vómito após as refeições. Resulta numa drástica perda de peso.;
A bulimia nervosa caracteriza-se por episódios repetitivos de voracidade alimentar, seguidos de comportamentos compensatórios inapropriados, como o vómito autoinduzido. A pessoa bulímica apresenta, normalmente, um peso normal para o seu corpo, mas desespera com a possibilidade de aumentar o peso e sente-se infeliz com a sua imagem;~
A compulsão alimenta caracteriza-se por espisódios de ingestão rápida e por impulso, isto é, não motivados pela fome, de grandes quantidades de alimentos, seguidos de um sentimento de vergonha e embaraço, mas sem recurso a estratégias compensatórias inadequadas. Resulta num aumento de peso.
15. Uma alimentação saudável é ter uma dieta variada e equilibrada.
16. Ter uma alimentação saudável é importante, porque ajuda a prevenir doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, problemas gastrointestinais, etc.
17. A dieta mediterrânea caracteriza-se pelo consumo mais elevado de produtos vegetais, nomeadamente de hortícolas, fruta, pão de qualidade e ceriais pouco refinados, leguminosas, frutos secos e azeite.
18. A dieta mediterrânea é importante, porque facilita hábitos e escolhas alimentares que garantam um dieta semanal equilibrada, considerando as necessidades do corpo humano.
Sem comentários:
Enviar um comentário