Exemplos de doenças do sistema linfático:
*1 Leucemia *2 Linfoma *3 Linfedema
1* Leucemia: Existem vários tipos de leucemia, mas todos envolvem o desenvolvimento de leucócitos cancerosos na medula óssea, local onde são produzidas as células sanguíneas, ou no timo. Esta doença afeta os leucócitos que se encontram ainda numa fase imatura.A multiplicação descontrolada de leucócitos cancerosos reduz a produção de eritrócitos e de leucócitos saudáveis, bem como de plaquetas. As células cancerosas dispersam-se pela corrente sanguínea e provocam o aumento dos gânglios linfáticos, do baço e do fígado. Além disso, levam o cancro para outros tecidos e órgãos do corpo.
*2 Linfoma: O linfoma é uma doença que afeta um certo tipo de leucócitos, os linfócitos. Os linfócitos tornaram-se cancerosos e multiplicam-se sem controlo no gânglios linfáticos.
O cancro pode espalhar-se a outros tecidos e órgãos, como o baço, a medula óssea e outros gânglios. Os gânglios linfáticos o pescoço, das axilas e das virilhas são os primeiros a ser notados pelo doente
*3 Linfedema: Caracteriza-se pelo edema ou inchaço de tecidos moles do corpo, geralmente nas pernas e nos braços, devido a uma drenagem deficiente da linfa intersticial. Pode surgir como consequência de certas infeções bacterianas ou de cirurgias oncológicas, como no cancro da mama, que afetaram o sistema linfático
Saúde do sistema linfático
Para manter um bom funcionamento do sistema linfático é preciso ter uma dieta saudável, incluindo a ingestão abundante de água e a pratica regular de exercício físico, massagens corporais e o uso de vestuário confortável.
Sem comentários:
Enviar um comentário