1. O risco é a probabilidade de ocorrer um determinado acontecimento, de origem natural ou humana, mas está frequentemente associado à ideia de perigo. Em termos de saúde, considera-se o perigo ou riso da ocorrência de acontecimentos que possam conduzir a uma degradação da saúde
2. As características de uma sociedade de risco são os ataques terroristas, conflitos armados, produção automatizada, instabilidade financeira, pobreza, perda da biodiversidade, etc.
3. As culturas de risco que conheço são o desenvolvimento insustentável, o desordenamento do território, o recurso a organismos geneticamente modificados, a banalização dos antibióticos e da automedicação e a inexistência de hábitos individuais saudáveis
4. O desenvolvimento insustentável caracteriza-se pelo consumo descontrolado, no esbanjamento e na poluição do ar, da água e do solo e por causa disso as disponibilidades de alimentos e de água potável estão ameaçadas; O desordenamento do território caracteriza-se pela ocupação desorganizada conduzindo a catástrofes; Os recursos a organismos geneticamente modificados caracteriza-se pelo aumento da sua resistência e a melhora do seu valor nutricional, mas não é possível prever todos os seus efeitos na saúde; A banalização dos antibióticos e da automedicação caracteriza-se pelo aparecimento de bactérias resistentes e a proliferação das doenças; A inexistência de hábitos individuais saudáveis caracteriza-se na pratica de hábitos prejudiciais á saúde.
5. A capacitação das pessoas pode contribuir para a promoção da saúde, porque a capacitação influencia os determinantes de saúde, no sentido de desenvolverem ou mudarem os estilos de vida, as condições sociais e económicas e de intervirem positivamente no ambiente.
6. A nível da saúde comunitária as medidas de promoção podem passar por políticas que podem que asseguram as condições de paz, combatam situações de pobreza e de exclusão social, promovam o bom funcionamento dos sistemas de saúde, educação, justiça e segurança social...A nível de saúde familiar e individual, as medidas de promoção da saúde podem passar por frequentar uma escola e adquirir uma formação profissional, praticar uma alimentação equilibrada e exercício físico, sem descurar uma higiene corporal diária...
7. Essas ações servem para capacitar cidadão, família e a comunidade para prevenir o aparecimento de problemas de saúde, detetar precocemente os problemas de saúde e tratar adequadamente os problemas de saúde.
8. A saúde e sobrevivência de um individuo dependem da interação entre a sua informação genética, porque este irá determinar oque será como pessoa, as suas características físicas e mentais e, portanto a sua saúde e sobrevivência. Depois o meio ambiente também influencia a saúde e sobrevivência de um individuo, porque os humanos podem ser afetados pela poluição atmosférica, a contaminação da água, as fracas condições sanitárias etc. E por fim o estilo de vida também influencia a saúde e sobrevivência de um individuo, porque se um individuo tiver um estilo de vida destrutivo isso ameaça a saúde e sobrevivência desse individuo.
Sem comentários:
Enviar um comentário